terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tratamento Medico para Desordem Borderline de Personalidade

A Desordem de Personalidade Borderline é um problema neurológico devastador que causa enormes danos psicológicos e usualmente destrói vidas. O risco de suicídio é de aproximadamente 9%.  O risco de abuso de substancias, acidentes de trabalho, divórcios, AIDS, abuso de filhos e de parceiros e morte prematura é alto o suficiente para levar essa desordem muito a sério. Tratamento incluí medicação, aconselhamento e “reprogramação do cérebro”. Medicação é virtualmente sempre necessária e pode fazer uma profunda diferença.


  SSRI's (Antidepressivos)
Os principais sintomas tratados pelos SSRI’s incluem: Mudanças de humor, sentimentos crônicos de raiva, vazio e depressão. Fluoxetina é o mais estudado e tem se mostrado muito efetivo. Alternativas incluem Paxil e Effexor – escolhendo essas medicações ao invés de Fluoxetina seria o ideal para outros problemas decorrentes da desordem ou por causa das reações adversas da Fluoxetina. O aumento ou diminuição da dosagem não pode ser feito mais do que uma vez por semana, salvo indicação de um psiquiatra. Reações adversas podem incluir tremedeiras, fadiga, insônia, sonolência ou náusea.
 
  Neurolépticos
Excesso de produção e/ou sensibilidade alta do cérebro para com a Dopamina parece ser a maior causa de raiva, ansiedade, desespero, pensamentos autodestrutivos e impulsos, sensações estranhas no corpo, pensamentos paranóicos, comportamento impulsivo, etc. Existem muitos medicamentos nessa classe, mas Haldol parece ser o melhor. Ele funciona de forma rápida, com efeitos colaterais mínimos e em doses baixas (Genéricos normalmente não funcionam).
Neurolépticos como Haldol devem ser usado sempre que raiva, stress, paranóia, ou impulsos autodestrutivos estão presentes. Eles dão ao Borderline um controle sobre seu distúrbio, e podem ser tomados antes de eventos potencialmente stressantes para prevenir problemas. É muito melhor tomar o medicamento mesmo em duvida do que sofrer as conseqüências de perder o controle. Para os sintomas severos causados por stress temporário, Risperdal é o mais forte e mais efetivo medicamento de emergia, porém normalmente causa sonolência profunda.

  Medicamentos Anti-Epiléticos
 O mais severo sintoma da desordem Borderline é como uma forma de epilepsia, que inclui “dissociação” e disforia crônica (Raiva, ansiedade, depressão e desespero). Quando medicamentos como Haldol não são efetivos, anti-epiléticos como Tegretol e Depakote (Acido Valpórico) podem ser usados e normalmente acabam com os sintomas em algumas horas. Depakote também pode controlar a desordem Bipolar. 

6 comentários:

  1. Não sei porque esse blog não deslanchou. Sigo o canal do búfalo onde pude ter acesso a informações preciosas, principalmente para aqueles que tiveram assim como eu de terem o destino cruzado com um(a) namorada(o) border. Complicado se desintoxicar, parece fácil, quem tá de fora não entende. Que paixão louca, sabemos que iremos nos ferrar e seguimos dependente da pessoa.

    ResponderExcluir
  2. ADOREI O ARTIGO. ATRAVÉS DELE, DESCOBRI QUE SOU CASADA COM UM BORDERLINE HÁ 25 ANOS. MUITO SOFRIMENTO! ME TORNEI DEPEDENTE DESTE RELACIONAMENTO TENTEI ME SEPARAR TRÊS VEZES E NÃO CONSEGUI. ESTOU TENTANDO MAIS UMA VEZ, POIS JÁ ESTOU MUITO CANSADA DESTA SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir