terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como ajudar alguém com desordem Borderline

Como eu posso ajudar alguém que eu amo que sofre de Desordem Borderline?
Se importar, amar e querer ajudar são sentimentos naturais. Uma coisa é se importar, outra coisa é estar “Apaixonado”.  E é outra coisa tentar ajudar eles a se recuperar.

Difícil de dar: Tentar mudar o comportamento e sentimentos de alguém com um distúrbio psicológico, ou fazer eles começarem um programa de recuperação, não importa o quão bem intencionado, não é “ajuda”. Isso cruza os relacionamentos saudáveis e normalmente o leva para uma não saudável “bagunça” na vida da pessoa que você ama. Se eles entrarem em uma terapia ou mudarem o comportamento para te agradar, com medo de que você o abandone – Não é uma motivação que leva a recuperação. E esse tipo de ajuda é normalmente nascida de uma situação onde a pessoa não tenha mais controle.


Difícil de receber: Normalmente, Borderlines vêem esses esforços de ajuda como ameaças. Borderlines são conhecidos por portarem disfunções em habilidades para enfrentar desafios que a vida impõe. A possibilidade de ter um distúrbio mental é um sério desafio.
Exibições patológicas de divisão, projeção ou introspecção são características de defesa dos borderlines. Ao mesmo tempo, racionalização e negação podem ser similarmente defesas patológicas.
Por ultimo, mudança é uma escolha. Mudança só pode acontecer se a pessoa escolher isso pra si próprio (a). Isso não pode ser imposto. Nós apenas podemos apoialas em suas escolhas. E se nós precisamos algo em nossas vidas, ou em qualquer relacionamento, nós mesmos devemos mudar. Não nos estender até a mentalidade do borderline e esperar que eles mudem por nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário